Não delegue a terceiros o rumo da sua Carreira!

Não ter um objetivo profissional e confiar o próprio futuro a uma organização é um dos principais erros que cometemos nos dias de hoje.

Ao longo dos meus vários atendimentos de coaching de carreira percebi que não é raro as pessoas não terem a menor noção sobre o significado de ter um objetivo de vida definido. Em consequência, a maioria não sabe com clareza o que deseja e procura ao longo da vida profissional.

Sobrevivem em empregos que nem de perto significam o que almejavam quando eram adolescentes

Mais parecem zumbis perambulando pelos corredores das empresas em busca de significado e pertencimento.

O fato de você delegar seu futuro a uma organização acontece muitas vezes pelo simples motivo de não ter que pensar e se colocar numa certa zona de conforto, um lugar quente e acolhedor do qual ninguém quer sair, mas que infelizmente é o lugar mais perigoso para você  ficar nesse momento.

Entenda, num ambiente empresarial, quando você faz seu trabalho com qualidade e entrega no prazo, não garante posições mais altas na hierarquia.

As decisões organizacionais ocorrem de fora para dentro e não por sua vontade própria. Elas escapam a seu domínio, são tomadas por outros e a você resta apenas acatar e remar conforme a maré. Os dias passam e você fica esperando um milagre ou que algo aconteça, mesmo que não saiba o que.

Você já se perguntou qual o seu objetivo de vida a curto, médio e longo prazo?

As respostas que mais escuto são “No Brasil não tem como planejar, olha essa crise!” ou “Ä empresa que trabalho não tem plano de carreira” ou ainda “Sou muito novo para pensar nisso, deixe as coisas acontecerem”.

Fuja desses pensamentos, reflita agora. Qual objetivo você quer alcançar? Se questione, indague e investigue o seu interior. A conclusão não irá chegar se você não pensar nisso. Um profissional que tem compromisso consigo mesmo sabe encontrar tempo para planejar sua carreira, tempo para ler, estudar e se aperfeiçoar.

Para um profissional, ter objetivos claros é o que faz a diferença entre ser gerente e ser um líder. O gerente se contenta com o dia de hoje. Os líderes aspiram o amanhã.

E você? Qual o seu Objetivo? Você tem um planejamento de carreira ou deixa que a empresa decida seu futuro?

Conte comigo para te ajudar num planejamento assertivo da sua carreira.

Até mais!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *